top of page

O que é?

O Publicom – Encontro de Comunicação Pública do Pará é um evento promovido pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) com o propósito de oferecer qualificação e networking, por meio de oficinas, mesas de debate e palestras, para os profissionais e estudantes de comunicação do Pará.

A sua primeira edição foi realizada em 2013, em Belém, e contou com mais de 160 participantes – todos assessores de comunicação da capital paraense – e palestrantes nacionais, como Conrado Adolpho, Marcelo Vitorino e Martha Gabriel. As atividades abordaram temas importantes como a comunicação digital no setor público, gerenciamento de crises e mídias online; e proporcionaram aos profissionais um ambiente propício ao diálogo e à troca de informações.

Publicom Regional

Em 2015, o Publicom ampliou seu raio de atuação e realizou eventos também fora da capital, a fim de compartilhar o conhecimento e se aproximar ainda mais daqueles que fazem comunicação nas diferentes regiões do Estado, contemplando novos municípios e conectando ainda mais quem faz a comunicação no Pará.

Em abril de 2015, os trabalhos se iniciaram em Xinguara, reunindo mais de 100 profissionais de 12 municípios da região sul. O evento contou com a parceria da prefeitura e, em dois dias, ofereceu oficinas de fotojornalismo, comunicação digital, cerimonial, assessoria de comunicação e texto jornalístico. A palestrante convidada foi a jornalista Úrsula Vidal, apresentadora do SBT Pará, que falou sobre os desafios de se fazer comunicação na Amazônia.

Em junho do mesmo ano, o Publicom foi realizado em Bragança, no nordeste paraense. Durante dois dias, seis oficinas foram ofertadas e mais de 100 profissionais participaram das atividades. Na região do Caeté, a palestrante convidada foi a jornalista Jalilia Messias, da TV Liberal, afiliada da Rede Globo, que falou sobre sua carreira e as curiosidades do telejornalismo.

Em abril de 2016 foi a vez de trocar experiências com os comunicadores de Redenção, no sul do Pará. O evento reuniu cerca de 200 profissionais da região, entre assessores, jornalistas e estudantes, num debate sobre os desafios de ser comunicador na Amazônia. A jornalista Priscilla Amaral, repórter e apresentadora da TV Record Belém, foi a convidada do evento e compartilhou suas experiências profissionais com o público.

A última edição do Publicom Regional foi feita em Paraupebas, no sudeste do Pará, em maio deste ano. O evento contou com oficinas do Projeto Biizu e palestras das convidadas Juliana de Faria, da ONG Think Olga, que abordou a produção do jornalismo humanizado, e Layse Santos, da Eko – Estratégias em Comunicação, que apontou a convergência entre telejornalismo e mídias digitais. Nos dois dias de evento, mais de 220 profissionais se inscreveram no evento.

Publicom Belém

A última edição do Publicom Belém foi realizada em maio de 2016, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante dois dias, com debates e palestras. O evento teve a participação recorde de 800 inscritos, e 30 municípios marcaram presença em um encontro de qualificação, treinamento e networking para assessores e gestores da área de comunicação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais da Imprensa e estudantes de comunicação.

Na grade, foram dois palcos com programações simultâneas nos dois dias de evento, de 9 às 21 horas, totalizando 14 atividades. Todas com transmissão online pelo site do evento, maximizando assim a participação de interessados no evento que não puderam comparecer, ou que eram de outros municípios ou Estados.

O evento contou com a participação de grandes nomes do jornalismo e publicidade, entre eles os jornalistas Marcelo Canellas (TV Globo), Vinícius Dônola (TV Record), Marcelo Torres (SBT), Luli Radfahrer (professor e doutor de Comunicação Digital da Universidade de São Paulo), entre outros.

bottom of page