top of page

EDUCAÇÃO

Básica e Superior

A educação recebeu o aporte de recursos de R$ 3,5 bilhões em 2017. Desde 2013, os investimentos na área cresceram 11,23%.

A taxa de reprovação no Pará caiu 12% em todas as regiões de integração, resultado das ações articuladas do Pacto pela Educação. A taxa de evasão escolar também teve queda.

Em 2017, o governo abriu duas escolas de ensino profissionalizante no interior, em Santarém e Curuçá. São escolas padrão com 12 salas de aula, que, juntas, ofertam 2,8 mil vagas no ensino técnico. 

Em 2017, o Programa Projovem Campo Saberes da Terra certificou mil jovens, com idade entre 18 e 29 anos, no ensino fundamental integrado à qualificação social e profissional.

E foram investidos R$ 6,2 milhões em ações voltadas à educação profissional e tecnológica

Educação musical: desde 2011, o Instituto Carlos Gomes e a Fundação Carlos Gomes atenderam 17,6 mil alunos de nível médio profissionalizante e de ensino fundamental, na Região Metropolitana de Belém, em 27 cursos ofertados, dentre Musicalização, Teclado, Violão e Piano.

O Estado também desenvolve projetos multidisciplinares para assegurar a melhoria dos índices educacionais. Entre eles estão o Mundiar, que atendeu 27.281 alunos em 2017; o Programa Ensino Médio Inovador, com 41.487 alunos atendidos; e o Jovem do Futuro, que chegou a 72.354 estudantes da rede estadual. 

A inclusão social é um dos motes de projetos como o Música e Cidadania, que em 2017 atendeu 2.223 alunos com atividades de sensibilização musical.

O governo tem, atualmente, 112 obras de construção, reforma e ampliação de unidades escolares, abrangendo 1.181 salas de aula e 85,9 mil alunos nas 12 regiões de integração. 

A pesquisa também avançou no campo acadêmico do Estado. O crescimento no número de projetos atendidos pelos programas institucionais foi de 55%. No total, 848 projetos de pesquisa tiveram apoio.

Quanto à disseminação da produção científica, 49 livros foram publicados e lançados entre 2011 e 2017 para a sociedade acadêmica, pela Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa).

Na extensão, um dos principais programas é o Centro de Saúde Escola do Marco, da Uepa, que atendeu mais de 1 milhão de pessoas desde 2011.

Outro destaque é o Planetário do Pará, reaberto em 2016 após a modernização do sistema de projeção. O espaço recebeu 31.359 visitantes em 2017 e foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como um dos museus mais visitados do Brasil. 

VÍDEOS RELACIONADOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A educação é o pilar estruturante de qualquer sociedade que anseia transformar a realidade para alcançar o bem-estar de homens e mulheres. Com esse foco, o Governo do Pará deu continuidade ao planejamento estratégico alinhado ao Pacto Pela Educação do Pará, com ações articuladas que têm o objetivo de melhorar os resultados qualitativa e quantitativamente, referenciados em indicadores que auxiliam o acompanhamento das atuações voltadas ao ensino, logística e gestão de pessoas. A finalidade é aperfeiçoar o uso dos recursos públicos para responder às demandas da sociedade.

© 2018 - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará

  • Governo do Pará - FanPage
  • Governo do Pará - Twitter
  • Governo do Pará - YouTube
  • Governo do Pará - Instagram
bottom of page