top of page

CIÊNCIA ,

TECNOLOGIA

E INOVAÇÃO

O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, um dos mais importantes centros de produção e difusão do conhecimento inovador no Estado, atendeu, em 2017, 1.860 pessoas com cursos, palestras, capacitações, treinamentos e visitas técnicas.

Dois novos espaços foram inaugurados no parque: o Laboratório de Qualidade do Leite e o Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão. Em 2017, eles fizeram 27 atendimentos e transferência de tecnologia aos empreendimentos demandantes.

O Espaço Inovação, que abriga empreendimentos com perfil inovador, tem atualmente taxa de ocupação de 33%. São novos negócios que recebem apoio para desenvolver ideias criativas e soluções tecnológicas para o dia a dia.

O Espaço Empreendedor, cujas obras estão concluídas, será contíguo ao Espaço Inovação. Também vai abrigar empreendimentos de perfil inovador, como incubadora de empresas e módulos para o desenvolvimento de start ups e microempresas.

Na difusão do conhecimento científico e inovador, a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Estação das Docas, recebeu a visita de 15 mil pessoas em 2017. Em Tucuruí, ocorreu a Mostra de Ciência e Tecnologia.

Incentivo à pesquisa cientifica e à formação do capital humano na área do conhecimento: de 2014 a 2017, o Estado aplicou R$ 86,6 milhões nos programas de incentivo da Fapespa. Os editais do Interpará, que destina recursos a projetos de pesquisa, recebeu R$ 5 milhões de incentivo.

O programa Inova Pará incentiva a criação e o fortalecimento de ambientes de ivonação nas regiões de integração do Estado, estabelecendo uma interface melhor articulada entre a academia e o setor produtivo, diretamente nos territórios e espaços onde a produção ocorre.

Internet firme e de baixo custo: concluída a expansão da infovia em fibra óptica interligando Belém aos municípios de Castanhal, Santa Maria do Pará, Paragominas (Miltônia) e Barcarena (Vila do Conde), totalizando 320 km de rede.

A Prodepa mantém 1.157 km de cabos de fibra óptica distribuídos em várias infovias, canais de comunicação que hoje ligam e conectam quase 84 municípios do Estado, distribuídos nas 12 Regiões de Integração.

A rede corporativa do Estado também instala pontos livres (hotzones), garantindo o acesso da população à internet de qualidade e de forma gratuita. Com o sinal digital instalado em praças e orlas, a população pode se conectar ao mundo globalizado pelo sistema wi-fi.

VÍDEOS RELACIONADOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo diante de um quadro de crise econômica com retração nos orçamentos federais, houve significativo progresso, no Pará, também no que diz respeito ao desenvolvimento e consolidação de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação. O principal objetivo com este investimento é aperfeiçoar as bases institucionais, que possibilitam a continuidade das ações. A meta é elevar os índices de desenvolvimento socioeconômicos a partir do incentivo à verticalização das cadeias produtivas paraenses.

© 2018 - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará

  • Governo do Pará - FanPage
  • Governo do Pará - Twitter
  • Governo do Pará - YouTube
  • Governo do Pará - Instagram
bottom of page